“Santarém vai dar uma aula de Saúde”, esse é o tema da campanha que será lançada amanhã, terça-feira (8), às 8h, no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA). A ação ocorre de forma integrada entre as Secretarias de Saúde (SEMSA) e Educação (SEMED), 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE) e 9ª Regional/SESPA, através do Programa Saúde na Escola (PSE). No município, as atividades ocorrerão em 84 escolas, das Redes Estadual e Municipal de Ensino, com o intuito de divulgar informações de prevenção à saúde a centenas de alunos.

A mobilização quer chamar a atenção tanto dos profissionais da área de saúde, quanto do público escolar para as boas práticas de lavagem das mãos. Além disso, serão desenvolvidas ações de luta contra a AIDS, voltadas aos alunos do Ensino Médio, Ensino Técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o coordenador do Programa Saúde na Escola, Lauro Corrêa, nesse momento ocorrerá a capacitação dos profissionais, que farão parte das programações a serem desenvolvidas nas escolas e Unidades Básicas de Saúde. A primeira será no dia 14 deste mês, referente ao Dia Mundial de Lavar as Mãos – celebrado no dia 15 de outubro – e a outra no dia 29 de novembro, referente ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS – celebrado em 1° de dezembro.

“Manter as mãos sempre limpas é uma das maneiras mais simples e eficientes de evitar doenças infecciosas transmitidas por bactérias, vírus, ou fungos. O desafio do Dia Mundial de Lavar as Mãos é transformar a lavagem das mãos em comportamento automático que deve ser realizado nas escolas. Outra campanha a ser desenvolvida ainda este ano, será voltada à Luta Contra a AIDS, através da Educação em Saúde, teste rápido de HIV/AIDS, e dentre outras atividades”, explicou o coordenador.
saide