A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), em parceira com comunidade de Santa Luzia, desenvolvem nos dias 02 e 03 de novembro o 15° Festival do Açaí.  O tradicional festival faz parte do calendário da cidade, movimenta a economia da comunidade e da região do Eixo Forte.

A localidade é referência no plantio, cultivo, processamento do fruto do açaí e comercialização do vinho e de produtos derivados. Durante o festival, os moradores da comunidade participam de cursos e capacitações para aprimorar o processamento do açaí e aprender novas receitas. Além disso, é desenvolvida uma programação cultural com destaque para manifestações folclóricas da região.

No dia 02/11, às 19h, será realizada a abertura oficial do evento, além do pronunciamento de autoridades, está programada a apresentação de danças regionais, entre elas o carimbó. Nesta noite também será feita a escolha da Rainha do Festival do Açaí, para esta disputa as moças da comunidade desfilam com roupas confeccionadas com material artesanal como raízes, folhas de palmeiras e cipós.

No domingo, 03/11, a partir de 9h serão comercializados os produtos derivados do açaí e o vinho da fruta. Entre as receitas, pudins, bolos, doces, algumas receitas regionais misturam ao açaí a farinha de tapioca, um derivado da mandioca muito consumido no Pará. O artesanato da região também tem um stand especial para apresentação e comercialização da produção local. Toda programação é acompanhada de música ambiente. Outro destaque da programação é o bingo (realizado às 16h) seguido de uma seresta dançante que marca o encerramento da programação.